A Microsoft liberou o Windows 8 para teste aberto ao público nessa quarta-feira, 29 (acesse o endereço para download nos links relacionados, abaixo dessa matéria).
Com a liberação, a empresa repete a estratégia adotada com o Windows 7, em que usuários do mundo todo puderam utilizar uma versão beta do sistema operacional, e colaborar com o desenvolvimento da edição final, estável, do programa.
Depois do fisco do Vista, a Microsoft aposta no Windows 8 para recuperar sua supremacia no mercado.
Hoje, a empresa responde pela plataforma de nove em cada 10 computadores do mundo. Essa supremacia, no entanto, ainda segue a carona dos áureos tempos do Windows XP.
Lançado em outubro de 2001, o software se destacou pela interface simples e a leveza.
A sobrevida foi tanta que o XP ainda tem 47% de participação de mercado no mundo, seguido pelo Windows 7 (36%) e pelo Vista (8%). Há dois anos, o XP respondia por 66,7%.
Tudo graças aos problemas do Vista, uma aposta na interface gráfica que acabou sendo considerada pesada demais para a média dos computadores dos usuários finais. Tanto que agora, segundo a MS, o Windows 8 roda nas máquinas compatíveis com o Vista.
Agora, o Windows 8, primeiro sistema operacional Windows compatível com os microprocessadores de menor consumo de energia projetados pela ARM Holdings, enfrenta novos desafios.
“O sistema operacional começou a ser visto, em larga medida, como irrelevante”, disse Sid Parakh, analista da administradora de fundos McAdams Wright Ragen, que detém ações da MS, à Reuters.
Tablets e computação em nuvem têm se mostrado um mercado oposto ao clássico desktop que impulsionou a Microsoft desde a sua criação.
Por isso a nova compatibilidade de hardware.
“O grande incremento é que será viável para a plataforma ARM, permitindo uso no formato tablet -isso dá importância ao lançamento”, disse Dan Hanson, administrador de carteiras da BlackRock, que controla 5% das ações da Microsoft em seus diversos fundos.
O Windows 8 será compatível com tablets e superfícies sensíveis ao toque.
A configuração sugerida pela Microsoft para rodar o Consumer Preview é processador de 1 Ghz, RAM de 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits), HD de 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) e dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 ou superior.
Leia a matéria completa da Reuters nos links relacionados abaixo.
MS libera teste do Windows 8 ao público
A Microsoft liberou o Windows 8 para teste aberto ao público nessa quarta-feira, 29 (acesse o endereço para download nos links relacionados, abaixo dessa matéria).
Com a liberação, a empresa repete a estratégia adotada com o Windows 7, em que usuários do mundo todo puderam utilizar uma versão beta do sistema operacional, e colaborar com o desenvolvimento da edição final, estável, do programa.
Veja também
IDC: Windows 8 não vai vingar
O relatório Worldwide System Infrastructure Software 2012 Top 10 Predictions, da consultoria IDC, prevê que o Windows 8 – versão que promete uma interface mais amigável em tablets – não será uma ameaça ao iOS, da Apple.
Além disso, o documento aposta numa resistência ao novo sistema por parte de quem já tem o Windows 7.
Windows 8 Beta chega em fevereiro?
Uma versão beta do Windows 8 deverá ser lançada no final de fevereiro de 2012.
A informação é do site The Next Web. Segundo o portal, não se sabe por canto tempo essa edição do sistema operacional estará ativa. Geralmente, a Microsoft divulga um prazo em que expira a licença dessas versões em desenvolvimento do programa.
Windows 7 pode superar XP até 2012
O Windows XP está com a participação reduzida em computadores ativos online, podendo ser superado pelo Windows 7 até 2012. É o que informa o instituto Net Applications.
Conforme dados do instituto, publicados no site IDG Now, o sistema operacional XP está operando em apenas 50,5% dos computadores ativos, ou seja, apenas naqueles que entraram na internet no último mês.
MS lançará Office para iPad
Uma versão do pacote Office da Microsoft deve ser lançada para o iPad no próximo ano.
A expectativa, revela o jornal The Daily, é de que o aplicativo custe até US$ 10 – preço estabelecido pela Apple para os programas com funções semelhantes ao Office.
O jornal afirma que, além de uma edição para iPad, haverá versão do Office compatível com o OS X Lion, novo sistema operacional para computadores Mac.
MS: só queremos garantir a segurança
Após as repercussões a respeito da adoção da tecnologia UEFI nos fabricantes que quiserem o selo de compatibilidade com o Windows 8, a Microsoft resolveu manifestar-se oficialmente.
Especulou-se que, com o recurso de secure boot (inicialização segura), não seria possível instalar outros sistemas operacionais no computador, sem uma chave de autorização.
Quem levantou a hipótese foi um desenvolvedor Red Hat.
Regra da MS pode barrar Linux em PCs
Fabricantes que quiserem receber o selo de compatibilidade com o Windows 8 da Microsoft poderão ser obrigados a adotar um sistema de “secure boot” nas máquinas, o que pode “impedir” o teste de outros sistemas operacionais na mesma máquina.
O tema é abordado pelo desenvolvedor Red Hat Matthew Garrett em seu blog pessoal.
HTC quer executivo e fabricação no BR
Com os olhos voltados aos Estados Unidos e Europa nos últimos anos, a taiwanesa HTC quer conquistar o Brasil.
O recado foi dado pelo vice-presidente da fabricante de celulares na América Latina, Lee Ittner.
Entre os planos para o Brasil, Ittner destacou a contratação de mais funcionários e de um executivo para comandar as operações no país.
MS: novo sistema de arquivos no Windows
O Windows Server 8 inaugurará um novo sistema de arquivos no Windows.
Chamado ReFS (Resilient File System), ele deverá resolver falhas do NTFS usado nas versões atuais do sistema operacional da Microsoft.
Segundo nota no blog da empresa, a intenção é usar o sistema para substituir o NTFS também em desktops e outras versões do Windows – como os recentes tablets.