A Unimed Belo Horizonte contratou a Ci&T e a Sensedia para um projeto de integração de todas as suas soluções de software.

No projeto, realizado em quatro meses, a empresa especializada em outsourcing de TI ficou responsável pela implementação da solução de integração das aplicações, enquanto a Sensedia definiu as guias e padrões para a adoção de governança SOA.

“A integração permitiu que aplicações independentes e especializadas de gestão hospitalar compartilhassem informações, unificando a gestão de todo o ciclo de atendimento do hospital”, afirma Sehila Evangelista, gestora de TI da Unimed BH.

Como exemplo, ela cita a unificação do gerenciamento de interfaces de cadastro de pacientes e agendamento de consultas e solicitação de exames.

Com isso, todo o atendimento dos médicos do hospital passou a ser feito por meio de um prontuário eletrônico que serve como repositório único das informações dos pacientes, o que permite o trabalho integrado a outras soluções, como sistemas de backoffice, imagem e exames laboratoriais.

“Já do ponto de vista dos negócios da empresa, os resultados do projeto garantiram melhor confiabilidade, reuso e governança das integrações. O ganho foi uma nova abordagem de integração de sistemas que permite a TI acompanhar o crescimento da companhia”, destaca Sehila.

Já Maurício Borges, Gerente de Tecnologia da Ci&T, explica que o barramento SOA permitiu aumentar a produtividade no desenvolvimento de integrações e, além disso, proporciona à Unimed-BH a possibilidade de acrescentar qualquer outro tipo de serviço, numa plataforma padronizada, voltada para os seus processos de negócios.

“Com a implementação de SOA, o hospital deu seu primeiro passo para o próximo nível de maturidade no desenvolvimento de aplicações, a abordagem BPM”, explica Borges.

O projeto
Durante dois meses, um grupo de consultores da Sensedia trabalhou para a definição de guias e padrões para a adoção de governança SOA.

“Esta etapa serviu de base para que a Ci&T pudesse implementar o sistema integrado de gestão hospitalar num ambiente preparado e com maturidade”, explica Kleber Bacili, diretor de tecnologia da Sensedia.

Para isso, a Ci&T implementou o barramento SOA – IBM Websphere ESB, que permitiu aumentar a produtividade no desenvolvimento de integrações.  

“Além disso, combinamos uma solução de monitoramento/reprocessamento de eventos desenvolvida sob medida para o hospital, com uma infraestrutura de barramento SOA”, finaliza Borges.

A empresa, que é CMMI5, é especializada em outsourcing de aplicações, SAP, BI, BPM, marketing digital e aplicativos móveis. A carteira de clientes traz nomes como Coca-Cola, Embraer, Fleury e Honda, entre outros.

Já a Sensedia oferece soluções para governança SOA e reutilização de software, atendendo a empresas como Embraer, Itaú, Datasul e Bradesco Seguros.