A Abyz TI, de Novo Hamburgo; a LatinTec, de Porto Alegre; a MI Informática, de Caxias do Sul; e a SK Tecnologia, de Passo Fundo, acabam de formar um grupo focado na expansão de mercados, especialmente para o exterior.

O grupo, constituído pela Softsul no âmbito do Programa Softex de Alianças Empresariais (Paemp-Softex), soma competências de todas as componentes para oferecer soluções que vão desde a infraestrutura de TI ao gerenciamento de ativos de rede, passando pela venda de hardware, software e prestação de serviços.

Por enquanto, as empresas preferem não dar mais detalhes sobre a nova organização.

Procurado pela reportagem do Baguete, o responsável pela comunicação do grupo e diretor de Negócios e Relações Externas da Abyz TI, Rodrigo Castro, informou que as companhias preferem manifestar-se somente por meio de releases, sem a concessão de entrevistas, em um primeiro momento.

"Fizemos uma reunião no último fim de semana e, nos próximos dias, teremos outra. Depois de tudo definido, poderemos divulgar mais sobre esta iniciativa", limitou-se a revelar Castro.

A próxima reunião será com representantes da HP, na sexta-feira, 03, no Tecnopuc, quando o grupo irá oficializar a iniciativa e discutir expectativas de mercado para o ano que vem.

Conforme divulgado pelo primeiro release enviado pelo grupo à imprensa, a meta é agregar potencial para inserção no mercado exterior "no curto prazo". O material afirma, ainda, que as companhias agrupadas "já começaram a fazer negócios conjuntos".

Além disso, sabe-se que vai atuar como consultoria da iniciativa a Steffen & Pozzi, que também integra a equipe técnica do Programa Paemp-Softex.