A Autodesk e a Pitney Bowes firmaram uma aliança para fornecimento de serviços e soluções coordenados com foco em empresas de arquitetura, engenharia e construção (AEC).

A parceria combina a especialização da Autodesk em soluções para projeto, engenharia, construção e BIM, com o expertise da Pitney Bowes em sistemas GIS.

“A linha BIM, que inclui a Autodesk Infrastructure Design Suite, se beneficia da integração à família MapInfo, da Pitney Bowes, em particular no planejamento e gerenciamento de ativos de projetos de infraestrutura”, comenta Paul McRoberts, VP de Infraestrutura, Soluções de Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk.

Além disso, James Buckley, VP e gerente de Dados de Consumidor e Inteligência de Localização da Pitney Bowes indica que a integração das soluções encurta as fases de modelagem e construção dos projetos, ajudando na determinação do local ideal para as obras.

“Impacto ambiental dos cenários de projeto, gerenciamento da manutenção de ativos, tudo isso também é facilitado”, afirma Buckley. “Isso maximiza recursos financeiros de infraestrutura durante todo o ciclo de vida dos ativos", completa.

Segundo o executivo, há uma quantidade imensa de dados “valiosos” presa nos sistemas GIS tradicionais, e a liberação desse conteúdo pode ampliar a eficiência operacional de projetos de infraestrutura.

"Isso é de particular importância para órgãos e departamentos de governos locais ao redor do mundo que procuram implementar iniciativas governamentais inteligentes”, analisa Jeff Vining, VP de Pesquisa na Gartner.

A linha BIM da Autodesk traz soluções para modelagem de informação da construção com base em modelos de projetos criados com o software Autodesk Revit e AutoCAD Civil 3D.

Os recursos otimizam a visualização e simulação de projetos, documentação e desenho profissional, gerenciamento de dados e colaboração.

Completam a linha as suítes Autodesk Building Design e Autodesk Infrastructure Design, com ferramentas para apoiar a fluxos de trabalho de BIM em um único pacote.

Já a Pitney Bowes Software (PBS) é subsidiária integral da Pitney Bowes e oferece soluções de GIS e gerenciamento de comunicações com clientes.