Aurora: TI para chegar à ISO 22000

31/03/2011 15:07

A gaúcha Vinícola Aurora, maior de seu setor no Brasil, segundo dados próprios, aposta na TI para embasar a conquista da ISO 22000 até 2012.

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A gaúcha Vinícola Aurora, maior de seu setor no Brasil, segundo dados próprios, aposta na TI para embasar a conquista da ISO 22000 até 2012.

A certificação define requisitos de um sistema de gestão de segurança de fornecedores ligados a cadeia de alimentos e afins.

Para isso, é preciso atender a critérios rigorosos quanto ao rastreamento de todo o processo da cadeia de fornecimento: no caso da Aurora, desde o parreiral até a entrega do vinho pronto para consumo.

Rastreamento e controle que a vinícola gaúcha hoje delega ao Totvs, ERP que utiliza desde 1999, mas que, de lá para cá, já atualizou, integrou e incrementou diversas vezes, aplicando ao sistema boa parte de seus cerca de 0,25 a 0,5% de orçamento geral anual legados à TI.

“Há uma dificuldade, em nosso setor, de conseguir sistemas prontos, e um bom exemplo é esta solução de rastreamento da cadeia de fornecimento”, explica o gerente de Controladoria e TI da Aurora, Rui Ficagna. “Hoje usamos um módulo customizado de produção do Totvs, mas teremos de repensar uma ferramenta que rastreie desde o plantio da uva pelo produtor até nossa entrega do vinho ao cliente final”, completa.

Entretanto, ainda não há detalhes sobre se tal avanço do sistema continuará baseado em Totvs, se poderá haver participação de outros fornecedores no processo, ou se, ainda, a equipe de TI interna, formada por quatro pessoas, atuará no auxílio às customizações necessárias.

Outro plano para este ano, ainda com fornecedor em aberto, é a evolução do BI da companhia, sediada em Bento Gonçalves.

“Já usamos um software de business intelligence, mas precisamos de algo mais novo”, destaca Ficagna.

Também está prevista para 2011 uma migração para a nova versão do ERP Totvs, com base no módulo EMS 506, versão de sistema financeiro vinculado ao sistema de gestão da fornecedora.

Mais um projeto realizado sobre o ERP, trabalho a que a Aurora já anda bem adaptada: desde a adoção do software, já houve inovações como a adoção do Sped Fiscal, em 2009; e do Contábil, em 2010 – ano em que a companhia também migrou da solução de NF-e da Neogrid para o módulo TSS, da Totvs.

“Emitimos uma média de 4,5 mil a 5 mil notas eletrônicas mensais”, conta Ficagna. “Porém, o mês de novembro é, geralmente, nosso pico de vendas, e nessa época a emissão chega a variar entre 10 e 12 mil documentos por mês”, detalha.

A aposta no Totvs para tantas áreas se explica, segundo o gerente de TI da Aurora, pelos resultados obtidos com a ferramenta.

“O ERP nos propicia ter informações mais ágeis sob diversos ângulos, com inteligência de negócio, e diversas áreas se beneficiam da integração propiciada pela solução, que é usada por 120 usuários diretos de nossas áreas de faturamento, compras, recebimento, controle de fretes, finanças e RH, entre outros”, ressalta o executivo gaúcho.

Só no setor de estoque, por exemplo, a integração e controle propiciados pelo ERP reduziram custos, já que o monitoramento ininterrupto leva à aquisição “certeira” de itens, ou seja: não há compra desnecessária, com reposição somente quando algum artigo chega à quantidade considerada mínima para manutenção padrão.

Já para o analista de Sistemas e Suporte da TI da Aurora, Evandro Josende, a unificação entre os diversos setores da companhia é o benefício essencial.

“O sistema é tão intrinsecamente ligado ao dia-a-dia dos colaboradores que se tornou inerente aos processos”, destaca o analista. “Hoje podemos controlar desde a elaboração dos produtos até o consumidor final, mas com os projetos em andamento este controle se estenderá ainda mais, chegando às videiras”, finaliza.

Com faturamento anual médio de R$ 200 milhões, a Aurora produz na casa dos 40 milhões de litros de vinho por ano, sem levar em conta os demais produtos do portfólio: coolers, sucos, espumantes, filtrados e destilados.

A produção é vendida para o mercado interno e externo.

Além disso, a empresa de Bento Gonçalves conta com mais de 1,1 mil famílias cooperadas, produtoras de uvas que geram a entrega, na vinícola, de cerca de 50 milhões de quilos da fruta por ano.

Veja também

Portal Wine comercializará produtos Aurora
A Wine, que atua no segmento de e-commerce de vinhos, acaba de anunciar que fechou acordo comercial com a importadora Aurora, estratégia que vai ao encontro do objetivo do portal de oferecer a maior variedade possível de vinhos a seus clientes.

Com este acordo, os consumidores do varejo online do Brasil poderão ter acesso a toda a linha de vinhos do portfólio da Inovini, divisão de vinhos da Aurora.
Salton migra para Totvs Protheus

A Vinícola Salton, de Bento Gonçalves, fechou 2010 com faturamento de R$ 238 milhões e projeta crescer 15% em 2011.

Para tanto, os planos incluem investimentos no lançamento de novas linhas de produtos, incremento da atual carta de vinhos e espumantes, mas também um gás na TI: a companhia prepara a migração do ERP TotalData para o Totvs Protheus.

Vinícola Salton tem novo site
A agência digital Ebis lança o novo site da Vinícola Salton, nesta segunda-feira, 11.

O site apresenta receitas de drinques, informações sobre visitas à empresa, prêmios recebidos, informações sobre processo de produção, entre outros.

O espaço conta ainda com uma loja virtual.
Miolo e Wine: vinho gaúcho na web

A Wine, maior e-commerce de vinhos da América Latina, segundo o E-Bit, firmou um acordo comercial com a Miolo Wine Group, produtora de vinhos finos com sede em Bento Gonçalves e 40% de market share no país em seu setor.

Pela parceria, os vinhos da Miolo serão os primeiros rótulos brasileiros a serem comercializados na webstore, que atende a mais de 25 mil clientes em mais de 600 cidades brasileiras.

Isbiz e Ebis: vinho faz crescer

A curitibana Isbiz Consulting e a Ebis, de Caxias do Sul, firmaram uma parceria com foco no setor vitivinicultor gaúcho.

No acordo, a empresa serrana entra com expertise em projetos web e o conhecimento de um mercado onde já atende a oito clientes do porte das vinícolas Salton, Cordelier e Jolimont, enquanto os paranaenses apostam no CRM, ERP e BI para conquistar pelo menos seis contratos ainda este ano.

Walmart: queijos e vinhos agora no digital

O Walmart Brasil vai utilizar a comunicação digital para promover o Festival Sabores de Inverno e o Festival de Queijos e Vinhos, que acontecem em Porto Alegre.

Para tanto, a rede lançou no Twitter o perfil @vinhosnosuper, que publica notícias em tempo real dos eventos e do setor vitivinícola.

Nos próximos dias, o canal também promoverá debates com especialistas em cervejas e vinhos e convidará m enólogo para responder questões de internautas.

Site vende 3,9 mil vinhos em quatro dias
O site de venda de vinhos Wine.com.br bateu um recorde de vendas nesta semana, ao comercializar 3,9 mil unidades do chileno Casillero Del Diablo em quatro dias.

O recorde foi o resultado da promoção que oferecia a caixa com seis garrafas de Casillero Del Diablo Carbenet Sauvignon 2008 por R$ 150. Devido ao sucesso das vendas, o portal encomendou uma nova remessa ao importador.
iPhone ajuda a escolher o vinho
Foi inaugurado nesta semana o portal O Melhor Vinho, site brasileiro voltado a enófilos, iniciantes ou curiosos interessados na escolha do vinho adequado para diversas ocasiões.

A versão móvel do site é compatível com iPhone e iPod Touch e permite encontrar detalhes da bebida como produtor, região, país, tipo de uva, entre outros.

Além disso, as diferentes marcas são avaliadas pelos usuários cadastrados.
Alltrade: NF-e para importadora de vinhos
A Vinhos do Mundo Importadora e Distribuidora de Vinhos, sediada em Porto Alegre com filial em São Paulo, acaba de adotar a solução de nota fiscal eletronica, Trade NF-e da Alltrade System.
 
O projeto entrou em produção na quarta-feira, 01.  "Como a empresa já é usuária do ERP Trade Vendor, da Alltrade, a implantação teve o seu tempo reduzido em cerca de 50%", afirma Alex Oliveira, diretor Comercial da Alltrade.
Adega24 manda vinícolas para o iPhone

Popularizar o consumo de vinho e manter as vinícolas em pé de igualdade durante a decisão de compra. Este é o objetivo do Adega24, aplicativo para iPhone lançado na segunda-feira, 10, em Porto Alegre, pelo enólogo austríaco Thomas Pointner.

Desenvolvido pelo portal Adega24 em parceria com a Natelio, companhia suíça especializada em aplicações móveis, o aplicativo disponibiliza informações sobre vinhos nacionais e internacionais e as vinícolas que os produzem.

Vinícola Lídio Carraro adota FoccoCRM
A Vinícola Boutique Lídio Carraro, que já utiliza, há seis meses, as soluções FoccoERP e FoccoNF-e, acaba de adquirir mais um produto da desenvolvedora caxiense de software: o FoccoCRM.

A Lídio Carraro é sediada em Encruzilhada do Sul e mantém uma boutique de vinhos em Porto Alegre. A companhia, que fabrica vinhos e espumantes, exporta 20% de sua atual produção.