Versão para tablets do Firefox aproveitará telas maiores

Desenvolvedores da Mozilla divulgaram nessa semana as imagens da primeira versão do Firefox para tablets com o sistema operacional móvel Android.

Com interface similar à versão do navegador para computadores, o navegador é uma evolução do software para celulares da Mozilla.

Entre as funções adaptadas para os tablets está o melhor uso da tela dos dispositivos – geralmente entre sete e 10 polegadas – bem maior que a dos smartphones. Assim, as abas vão do topo para a lateral do navegador, ou dentro de um menu no topo da página.

No post oficial, os desenvolvedores dizem que o Firefox “se sente em casa” no Android 3.0.

Última versão da plataforma do Google, o Android 3.0 (codinome Honeycomb) possui uma linguagem de design minimalista, usada no navegador, sem descaracterizar o browser.

Atualmente, o Firefox é o segundo navegador mais utilizado no mercado, com 21,47% de share, segundo a NetApplications, seguido pelo Chrome, com 13,49%.

O primeiro colocado é o Internet Explorer, com 52,17% - os dados levam em consideração acessos via computadores, e não apenas dispositivos móveis, como tablets ou smartphones.

No segmento móvel, segundo o StatCounter, a liderança é do Opera (22,07% de participação em julho desse ano), seguido por iPhone (16,9%), Nokia (16,46%) e BlackBerry e Android, empatados com 14,62%.

Leia o post no blog de desenvolvimento da Mozilla (em inglês) nos links relacionados abaixo.