
Antônio Rihl
A italiana Tagetik escolheu o Brasil para abrir seu primeiro escritório fora do eixo Europa/EUA.
A fornecedora de software para gestão de desempenho, governança financeira e BI abriu escritório em São Paulo e nomeou a Twice como distribuidora local.
Ainda este ano, quando a meta é conquistar de três a cinco clientes com faturamento anual na casa dos R$ 80 milhões, pretende contar com cerca de quatro canais.
No foco, o Sul e o Sudeste.
“Temos como meta ter um parceiro na região de Porto Alegre, para cuidar do Rio Grande do Sul; além de um para os mercados de Santa Catarina e Paraná”, explica Antônio Rihl, líder da operação brasileira da Targetik. “Já no Sudeste, queremos ao menos um para São Paulo e Rio de Janeiro, outro para o interior paulista”, complementa.
Estes parceiros deverão atuar na venda e implementação da solução da companhia, mas há, ainda, outro plano para a área de alianças, este focado em consultorias do porte de PriceWaterhouseCoopers, Bearing Point e Delloite.
“Este foco é em parceiros não só para a venda e uso da solução, mas para convencimento, consultoria, do mercado”, explica Rihl.
Por hora, ainda não há parcerias fechadas, mas o executivo acredita em bons negócios no país já no primeiro ano da operação.
Conforme Rihl, que acumula mais de 25 anos de experiência em gerenciamento de empresas de TI e já esteve à frente de companhias como Hyperion e BO, o Brasil é um mercado com características favoráveis à adoção de soluções de gerenciamento de desempenho.
“A vantagem competitiva vem da capacidade de gerenciar o desempenho dos negócios de forma eficaz e eficiente, sendo capaz de planejar e controlar custos e fluxo de caixa, compreender o fator rentabilidade e aderir rapidamente a padrões de relatórios financeiros”, afirma ele.
A adaptação às constantes novas exigências regulamentares para relatórios empresariais e financeiros, demandadas pela economia global, também é um diferencial que pode ser garantido pelas soluções da companhia, garante Rihl.
Médias, mas não só
O foco da Targetik no país são companhias de médio porte, com faturamento máximo na casa dos já mencionados R$ 80 milhões/ano, que ainda não tenham um software de planejamento financeiro, ou que precisem de soluções desta área para complementar seus ERPs.
Grandes que se encaixem nesta última definição, porém, também estão no foco da companhia, já que a experiência de atendimento a 400 clientes em 18 países, incluindo empresas listadas na Fortune 1000, permite estender a mira a nomes do porte de Embraer, Petrobrás, Gerdau e outras.
“O Tagetik 3.0 oferece escalabilidade e funcionalidades a todas as áreas de gestão de desempenho e governança financeira", explica Manuel Vellutini, VP executivo e diretor de Operações da Tagetik.
Segundo o VP, o Tagetik 3.0 simplifica processos de negócios para CFOs e CIOs como orçamentos, previsões, planejamento de fluxo de caixa, consolidação estatutária e de gestão, alocação de custos, análise de rentabilidade, fechamento financeiro e fechamento rápido, dashboards, scorecards, gestão de divulgação colaborativa e requisitos da indústria/compliance.
“É a solução para transformar estratégia em operações, gerenciar e controlar o desempenho geral até as transações comerciais e melhorar o processo decisório em toda a organização ao conseguir um ROI mais rápido e um TCO menor”, finaliza.