A participação de soluções de CFTV no faturamento total da Policom RS aumentou de 5% para 16% do ano de 2010 para o de 2011.

Formado por cinco empresas, o Grupo Policom não divulga o faturamento de cada uma, mas informa que, no geral, faturou R$ 110 milhões em 2011, sendo que 8% deste total veio dos negócios com CFTV.

No Sul, onde além da Policom RS o grupo mantém a Policom PR, com sede em Curitiba, a carteira de atendidos passa dos cinco mil contratos ativos, ultrapassando 10 mil cientes, entre integradores, instaladores e usuários finais como indústrias, universidades e órgãos públicos.

E conforme Ademar Eli Lourenzi, diretor Comercial da Policom RS, a expectativa para 2012 é crescer ainda mais, com impulso dos circuitos de monitoramento e segurança baseados em vídeo.

“A meta é que essa atividade cresça 80%”, informa o executivo.

Para tanto, a aposta está nos canais: de acordo com Lourenzi, só com as parceiras integradoras Ecetec, Verlucht e HSH Soluções em Segurança a Policom RS obteve 60% do total comercializado na região em 2011.

Na mira para as soluções de CFTV, a companhia tem centros de eventos e organizações que costumam receber grande número de pessoas, como shopping centers, universidades e estádios.

O foco nas soluções de segurança e monitoramento de ambientes se fundamenta também nos resultados de 2010/11, segundo explica Luís Fernando de Oliveira, diretor de Marketing do Grupo Policom,

Enquanto o faturamento do grupo reduziu em cerca de 7% de 2010 para o ano seguinte, os negócios com CFTV cresceram de 6,8% para 7,8%.

“Em 2011, nosso crescimento ficou abaixo dos níveis de 2010 como reflexo do que ocorreu com o PIB, que em 2010 foi da ordem de 7,5% e, em 2011 não deve ultrapassar 3%”, avalia o executivo.

No caso específico do CFTV, a evolução foi alavancada pela Policom RS e pela Policom RJ, que contam com colaboradores focados especificamente neste segmento, segundo Oliveira.

O grupo, fundado em 1995, tem sede na capital paulista e é formado, ainda, pela Policom SP e Paris Cabos (São Paulo).

Além das unidades, mantém representantes regionais para mercados como o interior dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

Em 2010, inaugurou o Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom de todas as soluções de seu portfólio, que reúne cabeamento estruturado para aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, CFTV IP, entre outras.

Atualmente, o grupo emprega mais de 150 colaboradores.