Juliano Ronsoni, gerente de TI da Explorer

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O Explorer, call center sediado em Porto Alegre, adotou uma solução da Digistar, desenvolvida em parceria com Maraschin Informática e MCT Soluções, para administrar as ligações das suas 140 posições de atendimento.

As mudanças incluem a migração da tecnologia digital do PABX XT-130 para a tecnologia IP do PABX Híbrido IP XIP-270, juntamente com a adoção de um software de gerenciamento de call center Solution Manager, ambos Digistar.

É o primeiro projeto da empresa gaúcha com o uso conjunto das duas tecnologias. A nova plataforma deve ajudar a Explorer a concretizar seu plano de chegar a 500 posições de atendimento até o final do ano e dobrar esse número até o final de 2011.

“Com a mudança de tecnologia foi possível reduzir os custos, pois o XIP-270 permite usar a mesma infra-estrutura de cabos de rede dos computadores para a telefonia”, explica Juliano Ronsoni, gerente de TI da Explorer.

De acordo com Ronsoni, o projeto permite que as mudanças de PAs sejam feitas sem necessidade da compra de cabos ou aparelhos telefones já os operadores agora trabalham com softphones nos computadores.

A Explorer utiliza atualmente três centrais XIP-270 funcionando de forma independente, garantindo que o Call Center continue funcionando, mesmo que haja algum problema em uma das centrais.

Além disso, o software embarcado no equipamento permite via web traçar rotas de menor custo das chamadas, ou seja, escolher a melhor opção de operadora e tarifa.