A Universidade de Caxias do Sul (UCS) acaba de se tornar a primeira instituição do Brasil a adotar o sistema de acesso seguro à web AirDefense, da Motorola Solutions.

Na universidade, o sistema gerencia a conexão de quase 40 mil pessoas por dia, com recursos para seleção e bloqueio de acessos, identificação e localização geográfica de tentativas de invasão, entre outros.

O projeto, assinado pela Automatech, parceira da Motorola Solutions, incluiu a instalação de mais de cem pontos de acesso AP5131, que fazem a conexão entre os dispositivos móveis e a rede sem fio da UCS.

Há, ainda, o comutador RFS7000, que agiliza as operações por meio de uma tecnologia de ponto de acesso adaptativo, conectividade com alta taxa de transferência de dados e gerenciamento centralizado.

Os equipamentos utilizam a tecnologia WLAN em 2,4 GHz, alcançando 54 Mbps instalados pelos mais de 100 mil m² de área da instituição.

“Atualmente os estudantes podem acessar a internet nas áreas de convivência, bibliotecas e auditórios. Até o final de 2011, o sistema cobrirá todo o campus”, afirma Heitor Strogulski da Universidade de Caxias do Sul.