O centro de dados do Serpro, em São Paulo, ficou fora do ar na manhã desta quarta-feira, 02, criando problemas para quem tentou fazer a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011.

Conforme divulgado pela entidade, o que houve foi uma falha nos sistemas de proteção contra variações de energia elétrica, que afetou também outros serviços hospedados no local.

Usuários do site do Siscomex e do Detran-PR, por exemplo, relataram indisponibilidade dos portais em dezenas de comentários no Twitter.

“O Siscomex ficou fora do ar do inicio da manhã até umas 11h. Nada de exportar ou importar nestas horas”, relatou uma fonte do mercado em comentário enviado ao Baguete Diário.

O problema, no entanto, foi completamente resolvido por volta das 12h20 desta quarta-feira, 02, segundo divulgado pelo Serpro.

“O Serpro informa que todos os serviços hospedados em seu centro de dados em São Paulo (SP) foram reestabelecidos às 12h20. Com isso, os sistemas da Receita Federal, como o Receitanet, e do Detran, como o Renach e Renavam, operam normalmente”, afirmou nota emitida pela entidade.

A Receita Federal também se manifestou quanto à normalização dos serviços.

Conforme o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, as declarações do IRPF já voltaram a ser recebidas.

Para enviar a declaração, os contribuintes devem fazer o download do programa gerador do documento na página da Receita Federal.