Ana Bilbao, executiva da blumenauense Hi Soluções, aposta firme na Apple!

Blumenau começa a dar os primeiros passos para se tornar um pool de tecnologia para equipamentos da Apple.

Três empresas da cidade catarinense – Hi Soluções, HonorSoft e Prime Home – encabeçam a iniciativa, com expectativa de crescer mais de 50% cada uma em 2011, com base no fornecimento de soluções para os produtos da companhia norte-americana.

A Hi é revenda autorizada e assistência técnica Apple certificada no final de 2010, com desenvolvimento de projetos para os tablets como o cardápio em iPad do Sushi Yuzu, uma das primeiras iniciativas do gênero no país, segundo a diretora da companhia, Ana Bilbao.

A empresa, fundada em 2009, conta com seis funcionários e atende a clientes como Copag (Manaus), Universidade Regional de Blumenau - Furb, Lancaster (Blumenau) e SaxSoFunny (São Paulo).  

Já a Prime Home é especializada em automação residencial - segmento que, segundo Francisco Marengo, diretor técnico da empresa, tem tudo a ver com o iPad e o iPhone.

“A integração entre os equipamentos da Apple com a automação residencial é um de nossos carros-chefes”, afirma o executivo catarinense.

A carteira de clientes da companhia reúne nomes como o grupo gestor de quatro shoppings Almeida Junior, Giassi Supermercados e Grupo Havan – só para este último, mais de dez projetos já foram realizados.

120 mil downloads desde janeiro

Por sua vez, a HonorSoft é desenvolvedora de Apps para iPhone e iPad e já soma mais de 120 mil downloads de aplicativos realizados na AppStore só em 2011.

A companhia também mantém uma equipe focada exclusivamente em jogos especiais para os equipamentos da fabricante norte-americana.

Um dos maiores clientes é o Guia Fácil, organização que atua no mercado de listas telefônicas em 31 cidades de Santa Catarina, oferecendo catálogos impressos para mais de meio milhão de consumidores, além de site, ferramentas de busca para download, portal e ferramenta offline para celulares, o Guia Fácil Mobile – obra da HonorSoft.

Maçã para dobrar

Conforme Rodrigo Camargo, executivo da HonorSoft, a meta da empresa para este ano é dobrar de tamanho em função das soluções para a marca da maçã.

“Não importa se você usa ou gosta da Apple: no dia do lançamento do iPad 2, por exemplo, não se falou de outra coisa”, salienta Camargo. “Os números da primeira versão do equipamento mostram a soberania total no universo do tablets”, completa Ana Bilbao.

Certificações que rendem negócios

Ainda conforme Ana, na Hi o foco em Apple já mostra resultados.

“Em 2010, quando conquistamos as autorizações da Apple, o volume de projetos duplicou, não só em atendimento aos usuários, com venda e assistência técnica, mas especialmente com projetos corporativos”, conta ela.

70% a mais

Na Prime Home, a realidade não é diferente: para este ano, Marengo espera um crescimento de mais de 70% no volume de serviços.

Segundo o diretor técnico, a empresa blumenauense foi a primeira da região a buscar especialização em equipamentos de automação residencial para os equipamentos da Apple.

No portfólio, o carro-chefe é o Control4, solução que permite ao usuário de tablets ter controle de sua residência a partir de qualquer lugar.

“Acionar o ar-condicionado antes de chegar, fechar as persianas quando a luz solar estiver forte e até programar a estrutura de home-cinema, tudo isso é possível com o Control4”, explica Marengo.