A fabricante de fibras ópticas e cabeamento estruturado para redes de comunicação Furukawa cresceu em seis vezes sua atuação em data centers no Brasil entre 2008 e 2010.

O segmento de data center representa hoje 30% de participação.

Segundo a empresa, o salto é considerado significativo pelos diretores. Em 2008 a Furukawa tinha 5% desse mercado.

Os dados foram apresentados em reunião da emrpesa realizada desde o domingo com agentes de negócios do Brasil.

No mercado brasileiro o balanço de 2010 mostra que o fabricante detém uma fatia entre 28% a 30% do market share de redes externas.

A marca prevê crescer em faturamento total em 2011, projetando aumentar em 11% as vendas para o Brasil e em 4% as exportações.

No ano passado, a área de exportações sofreu um realinhamento. A marca mudou o perfil dos produtos destinados ao mercado internacional, saindo da oferta de cabos telefônicos, ópticos e metálicos de forma isolada e passou a comercializar soluções completas de suas linhas de produtos.

Em função das alterações, as exportações saíram da casa dos 20% para os 18%.