Roteadores estão instalados em postes em vias públicas do litoral paranaense

A Copel Telecom, braço nas telecomunicações da Companhia Paranaense de Energia, instalou 15 estações de Wi-Fi no litoral paranaense.

Com alcance médio de 200 metros, os hot spots são interligados por fibras óticas e ficam nas avenidas e ruas que beiram as praias mais frequentadas, como Guaratuba, Matinhos (incluindo Caiobá) e Praia de Leste.

Em três dias, foram 1,8 mil usuários cadastrados.

O serviço integra as ações da Operação Verão e é uma iniciativa inédita no estado. 

“É um serviço destinado às pessoas que gostam de permanecer conectadas à internet mesmo na areia da praia”, diz Antonio Carlos Wulf de Melo, superintendente de telecomunicações da Copel.

O sinal da rede de conexão sem fio da Copel permanecerá disponível aos usuários até o fim de fevereiro. A área coberta pelo serviço se restringe à faixa de praia e suas proximidades.

“Embora o alcance médio do sinal de rádio emitido pelas estações seja de 200 metros, é conveniente lembrar que obstáculos físicos, como edifícios altos e elevações do terreno, podem interferir na qualidade de recepção”, ressalva o superintendente.

Segundo a Copel, as orlas de Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Praia de Leste foram escolhidas para receber a rede por serem os locais mais movimentados e com maior público no verão.

A rede se chama “Copel Telecom”.

Na primeira conexão, o usuário será redirecionado a um pré-cadastro que solicitará informações como seu nome, número de celular, endereço de e-mail e número do CPF.

“Depois de enviar essas informações, o interessado receberá, por e-mail e mensagem de celular, um login e uma senha que serão usados a cada nova conexão”, explica Melo.

O Paraná tem um dos menores litorais do Brasil, com 98 quilômetros de extensão. Se fossem dispostas lado a lado, as antenas cobririam 3% da costa paranaense. A Copel não divulgou a velocidade da conexão disponibilizada aos veranistas.