Dados divulgados pela Anatel nessa semana indicam que a operadora de telefonia celular TIM teve o pior índice de desempenho no atendimento (IDA) entre as prestadoras de serviço móvel pessoal.

De uma lista de oito empresas, a TIM é a última colocada, com IDA em 76,411. Em número de reclamações, a operadora é a segunda colocada, com índice de 0,467 reclamações apresentadas na Agência por mil acessos.

O ranking de atendimentos no último mês do ano passado tem CTBC (100), Sercomtel (100), Vivo (100), Claro (93,25), Oi Celular (91,75) Brasil Telecom GSM (86,15), AEIOU (83,33) e TIM GSM (76,41).

Já na lista de reclamações, os números são Brasil Telecom (0,477), TIM GSM (0,467), Oi Celular (0,365), Claro (0,335), Vivo (0,197), CTBC Celular (0,196), AEIOU (0,156) e Sercomtel (0,013).

Líder do mercado, lanterna das reclamações
A Vivo, atualmente líder do mercado nacional, com 29,71% do market share, segundo a Anatel, comemorou o título de melhor atendimento entre as quatro maiores operadoras de celular do Brasil. Além disso, a empresa tem o menor índice de reclamações no mesmo grupo.

“Os números atingidos em 2010 refletem os intensivos investimentos feitos pela Vivo para a melhoria de processos, de infraestrutura e da capacitação de seus colaboradores”, declarou a empresa, em nota.

Uma das inovações da empresa foi apresentada no ano passado, quando a Vivo iniciou os testes, no mercado gaúcho, do atendimento via SMS.