Tamanho da fonte: -A+A

Liderados pelo sucesso do Google Android, smartphones com sistema operacional baseados em Linux irão dominar 33% do mercado global do setor até 2015, de acordo com estudo da consultoria ABI Research.

Com mais de 60 mil vendas de aparelhos por dia, o Android já tomou distância das outras plataformas móveis baseadas em Linux, sendo que grande parte do interesse das fabricantes e operadoras pode ser atribuído à sua flexibilidade, segundo informações da IDG Now!.

Para a analista sênior da ABI Research, Victoria Fodale, devido ao baixo custo e possibilidade de ser facilmente modificado, o Linux é tão influente hoje no mercado móvel quanto era importante no mercado de servidores dez anos atrás.

“A plataforma Android pode ser modificada para que as fabricantes possam diferenciar seus produtos. Os termos de licença permitem às empresas inovar e proteger o trabalho proprietário”, completou Fodale.

Além do Google, Intel, Nokia e Samsung anunciaram recentemente dois sistemas operacionais baseados em Linux: o Bada e o MeeGo.