A Sky vai comprar a Acom Comunicações, maior operadora de TV por assinatura do país por MMDS (micro-ondas) e dona da marca Jet TV.

TV paga, banda larga e comunicação de dados e telefonia pela Internet (VoiP) são alguns dos produtos oferecidos pela empresa, relata o Convergência Digital.

A operação ocorre menos de um mês depois de a operadora de TV paga via satélite ter lançado o primeiro serviço de banda larga sem fio na tecnologia 4G (TD-LTE) da América Latina, disponível em Brasília.

Com a aquisição, a Sky terá espectro na faixa de 2,5 GHz nas regiões metropolitanas de Manaus, São Luís, Teresina, Natal, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Cuiabá, Campo Grande, Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Campos (RJ), Volta Redonda (RJ) e Santos (SP).

Nessas regiões, a Acom detém licenças de MMDS para ampliação da oferta de banda larga em 4G. No total, a atuação da Acom está em mais de 50 municípios, distribuídos por 10 estados.

A Sky não revelou o valor do negócio, que ainda depende da aprovação prévia da Anatel e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Em novembro de 2011, o país atingiu 12,4 milhões de domicílios contando com o serviço, o que representa um alcance a mais de 41 milhões de brasileiros.

Segundo destaca o Convergência, o mercado é dominado pelo DTH, ofertado pelas teles, e pelo cabo. O MMDS só registrou queda e, em novembro, respondeu por apenas 2% do mercado total.