Guilherme Vieira, diretor geral da Flip Studio

A Flip Studio, de Caxias do Sul, acaba de fechar seu primeiro ano de atuação em desenvolvimento de software para iPhone, iPad, Android e Blackberry com 28 aplicativos criados para 19 clientes da Serra Gaúcha, Porto Alegre, São Paulo e EUA.

A carteira inclui nomes como Randon, Herval, Pepsi Club, O Caxiense e RedeSul, entre outros

Ainda este ano, a meta é elevar o número de projetos entregues para 32, enquanto para 2012 a projeção é expandir a carteira de clientes únicos para 40 nomes, incrementando em cerca de 40% o faturamento.

Conforme o diretor geral, Guilherme Vieira, a aposta da empresa incubada na ITEC (Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul) é o desenvolvimento de aplicativos específicos para cada cliente, aliada à oferta de produtos prontos.

Dentre eles, o que mais gera receita para a startup gaúcha é o Sales, solução para catálogos e ponto de vendas digital.

Já o Portal, ferramenta para disponibilização de conteúdo e serviços a clientes finais, é o líder em número de projetos fechados pela Flip Studio.

A terceira solução pronta da companhia caxiense é o Publishing, voltada para o mercado de editoras.

“Esta ferramenta possibilita às editoras a publicação de seus conteúdos através de tablets”, comenta Vieira.
Para os próximos meses, o diretor projeta a ampliação do portfólio, com o desenvolvimento de novas soluções para outros nichos de mercado.

“Acreditamos em um processo natural de verticalização e na expansão baseada também no reforço interno, com a contratação de novos colaboradores”, afirma Vieira.

Hoje, a equipe da Flip é formada por cinco pessoas, sendo quatro na área técnica e uma no setor de relacionamento. Ainda este ano, pelo menos uma nova contratação será feita para o departamento de produção.

Já para 2012, o plano é dobrar a quantidade de funcionários.

“O objetivo é formar uma equipe de desenvolvimento autosuficiente para a demanda do próximo ano, quando seguiremos aumentando a produção e teremos pessoas dedicadas às áreas de apoio da empresa”, comenta o diretor.

Diferencial
Conforme o executivo caxiense, o diferencial da empresa para crescer no disputado mercado de apps para dispositivos móveis é a oferta de soluções focadas em empresas que estão estreando neste tipo de plataforma.

“Todos os nosso produtos são modularizados e permitem a customização completa de interface”, comenta Vieira. “Isso garante que, apesar da padronização, os aplicativos produzidos não sejam engessados”, acrescenta.
 
Além disso, atrelado ao desenvolvimento de software, a companhia gaúcha também oferece serviços focados na estratégia de concepção dos aplicativos.

“Ajudamos a formar o conceito dos apps, focando o cliente final que as empresas desejam atingir”, destaca o diretor.

Por fim, a companhia vende em modelo SaaS, o que, segundo Vieira, é mais atrativo para clientes em processo de entrada no mercado mobile por diminuir custos e garantir um plano de atualização periódico em função da demanda de cada projeto.