Blackberry e iPhone: a maçã está vencendo as amoras

Números da comScore para o mercado móvel dos Estados Unidos apontam a ascensão do iPhone sobre o mercado da RIM, pela primeira vez, de acordo com a consultoria.

Isso significa que existem nos Estados Unidos mais usuários ativos de iPhone do que de BlackBerry.

Na liderança das plataformas móveis nos celulares inteligentes segue o sistema operacional móvel Android, do Google, com 36,4% dos usuários.

Em média, diz a comScore, 36,4% dos usuários de smartphone com mais de 13 anos usavam o sistema Android, da Google, entre fevereiro e abril de 2011. O resultado é mais que a média de 31,2% dos trimestre encerrado em janeiro, quando o Android liderou o mercado por menos de 1%.

A Apple alcançou 26% de share em abril, acima dos 24,7% obtidos em janeiro.

De acordo com a comScore, este pequeno ganho levou a Apple ao segundo lugar porque o sistema BlackBerry caiu para 25,7%, na média do trimestre. Também perdeu terreno a MS, caindo  de 8% em janeiro para uma fatia média de 6,7% em abril.

A Samsung liderou o mercado norte-americano entre os fabricantes de celulares, com seus produtos sendo utilizados por 24,5% dos assinantes. Logo atrás vêm LG (20,9%), Motorola (15,6%), Apple (8,3%) e RIM (8,2%).

Segundo a comScore, 74,6 milhões de pessoas tinham um smartphone nos Estados Unidos no trimestre encerrado em abril.

No mesmo período, 234 milhões de residentes com 13 anos ou mais usaram algum tipo de celular.