A Alog Data Centers está construindo seu terceiro data center com base na TI Verde.

Instalada em Barueri (SP), a estrutura deve resultar numa redução de pelo menos 70% de água (usada para resfriamento e refrigeração dos equipamentos) e 10% no consumo de energia da instalação.

“Existe hoje uma preocupação dos nossos clientes quanto a iniciativas de sustentabilidade adotadas pelos data centers e a Alog entende que toda empresa deve contribuir e assumir sua responsabilidade”,  diz Peter Preta, diretor de infraestrutura.

A empresa não revelou quanto foi o investimento para adequar a obra aos conceitos de sustentabilidade, mas informou que é alto.

Quem se responsabilizou pela obra foi a Aceco TI.

Segundo Antônio Lopes Bob, diretor de Engenharia da Aceco TI, além do consumo de água,  a poluição e o uso de material corretamente ecológico também serão controlados.

“Todo material passível de reciclagem é removido por empresa especializada em coleta de lixo e reciclagem e não enviado aos aterros sanitários, como de costume. A sucata de aço é reciclada, gerando, assim, um novo aço para consumo”, afirma.

O Grupo Alog compreende as organizações Alog Data Centers do Brasil e Tecla Serviços de internet, especializada em cloud computing e outros serviços de internet.

Ao todo, o Grupo Alog atende 1,2 mil empresas de médio e grande portes e mais de 12 mil clientes que vão de profissionais liberais a agências digitais.

Os data centers da Alog no Rio de Janeiro e em São Paulo somam mais de 8mil m2 de área e contam com 410 profissionais.