Nexus S: novo celular do GoogleNexus S é o nome do smartphone com a nova versão da plataforma Android, chamada de Gingerbread.

Com tela de quatro polegadas, 16 GB de memória e processador de 1 Ghz, o aparelho estará à venda a partir de 16 de dezembro nos Estados Unidos e dia 20 no Reino Unido.

Entre os recursos novos destacados estão os refinamentos na interface do usuário, que está mais rápida e simples. Os menus e configurações, por exemplo, ficaram mais fáceis de encontrar e optou-se por cores primárias e em negrito.
 
Agora também  é possível selecionar e copiar um texto com um só toque.

Além disso, o sistema possui gerenciamento de energia melhor, fechando os aplicativos automaticamente se roubarem muito tempo da CPU.

O Nexus S tem também um sensor de comunicação de proximidade (uma tecnologia frequentemente designada por NFC, do inglês near field communication), um sistema que pode ser usado para que o celular se comunique com aparelhos próximos.

Entre as possíveis aplicações desta tecnologia estão a realização de pagamentos (em lojas ou transporte público) e a obtenção de mais informações sobre produtos numa loja ou sobre um filme cujo cartaz esteja equipado com a tecnologia.

Chamadas pela Internet (VoIP / SIP), Near Field Communication e videochamadas com a câmera virada para a frente são outras novidades do equipamento.

O aparelho é fabricado pela Samsung, ao contrário do Nexus One, o superphone do Google, da HTC.