A Telefônica lançou nessa quinta-feira, 08, uma oferta de serviços em nuvem voltada para os setores governamental e corporativo.

O Virtual Hosting 2.0 é o primeiro de uma série de serviços de Infraestrutura as a Service (IaaS) que a Telefônica lançará na América Latina ainda no primeiro semestre do ano.

Segundo o diretor executivo do segmento corporativo da Telefônica/Vivo, Maurício Azevedo, o lançamento de IaaS, que tem como parceiros as empresas EMC, Cisco, Ericsson e VCE.

A oferta compreende serviços de processamento, armazenamento (storage) e back-up e representa apenas a primeira das iniciativas de serviços em nuvem da Telefônica.

“Até o final do ano, lançaremos também produtos de Software como Serviço (SaaS), como CRM, ERP e até mesmo softwares da Microsoft, mas ainda estamos em fase de definição das parcerias”, afirmou Azevedo ao Tele Time.

Uma terceira etapa será o lançamento de produtos de Plataforma como Serviço (PaaS), como videoconferência.

Os primeiros países a lançar os serviços na América Latina serão aqueles que concentram os data centers da operadora: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.