A remessa global de smartphones totalizou 63 milhões de unidades no segundo trimestre, o que representa uma expansão de 50% na comparação com os 41,9 milhões de aparelhos vendidos em igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela IDC.

Segundo a consultoria, o resultado foi impulsionado pelo crescimento das vendas de smartphones baseados no sistema operacional Android, do Google. Quatro dos dez maiores fabricantes do mercado que vendem predominantemente aparelhos equipados com Android tiveram expansão superior a 100%.

A Nokia se manteve na liderança, mas perdeu participação, a qual recuou de 40,3%, no segundo trimestre de 2009, para 38,1% no período de abril a junho deste ano. A Research In Motion, fabricante do BlackBerry, viu sua representatividade recuar de 19,1% para 17,8%, na mesma base de comparação.

Já a Apple, fabricante do iPhone, elevou sua participação de mercado para 13,3% no segundo trimestre deste ano, ante os 12,4% do mesmo período de 2009.

A taiwanesa HTC, na mesma relação, aumentou seu market share de 5% para 7,6%, enquanto que a sul-coreana Samsung fechou o período de abril a junho deste ano com parcela de 4,8%, contra os 2,6% do segundo trimestre de 2009. As informações são do portal TI Inside.