A Apple anunciou mudanças em sua política relacionada ao desenvolvimento de softwares para seu sistema operacional iOS nesta quinta-feira, 09.

 
De acordo com analistas, as medidas abririam caminho para o uso do Flash no iPhone, no iPod touch e no iPad. 
 
Em comunicado, a empresa divulgou mudanças na licença do iOS para “amenizar algumas restrições”, principalmente no que diz respeito a  às ferramentas usadas no desenvolvimento de aplicativos para iOS, desde que os aplicativos resultantes não façam o download de nenhum código.
Antes, a Apple estipulava que o software usado para criar apps deveria ser escrito para rodar diretamente no sistema dos aparelhos, sem uma camada intermediária de programa, o que bania o Flash.
 
“Isto deve dar aos desenvolvedores a flexibilidade que eles buscam, enquanto preserva a segurança de que precisamos”, analisa a empresa, que também anunciou a criação de uma guia das regras de avaliação da App Store e um conselho ao qual os desenvolvedores que tiverem seus aplicativos barrados poderão recorrer.
 
A novidade da Apple fez com que as ações da Adobe subissem 8,36%. Padrão popular na Internet, o Flash é considerado ultrapassado e inseguro por Steve Jobs.
 
Confira a íntegra do comunicado e mais informações no site da Macworld.