Comercialização de smartphones cresce acima da taxa da telefonia móvel

As vendas de smartphones no mundo tiveram aumento de 89,5% no 3T10, apontam dados da consultoria de mercado IDC.

Segundo a empresa, as vendas de junho a setembro chegaram a 81 milhões de aparelhos, frente os 42,8 milhões comercializados no mesmo período do ano anterior.

Na soma dos três primeiros trimestres deste ano, o total de smartphones vendidos chega a 200,6 milhões, 67% superior ao volume total de unidades comercializadas de janeiro a setembro de 2009.

Conforme relatório da empresa, a alta nas vendas de celulares mais sofisticados é seis vezes superior à taxa da expansão global de telefones móveis. “Cada vez mais as pessoas procuram por recursos de navegação e funções multimídia", diz o documento.

Apple avança 90%
Entre os fabricantes, a liderança mundial do trimestre segue da Nokia, com de 32,7% do mercado (26,5 milhões).

No entanto, diz a IDC, a empresa finlandesa está perdendo espaço diante de novos concorrentes. A Apple, por exemplo, deu um salto de 90% sobre o ano anterior, chegando ao segundo lugar em 2010, com 17,4% de participação e 14,1 milhões de aparelhos vendidos .

No terceiro lugar, a Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, obteve 15,3% de quota de mercado, com e 12,4 milhões de smartphones vendidos, um crescimento de 45,9%.

Conforme matéria do IDG, em quarto lugar ficou a Samsung, que registrou o maior aumento em participação com 453,8% em um ano e 7,2 milhões de smartphones vendidos. A HTC ficou em quinto lugar com 176% de crescimento e 5,8 milhões de unidades.