A Microsoft comprou o Skype por US$ 8,5 bilhões.

Em nota oficial, o CEO do serviço de comunicações online Tony Bates, afirma que, uma vez concluído o negócio, a empresa passa a ser uma divisão de negócios da multinacional de software.

"O Skype é um serviço extraordinário, amado por milhões de pessoas em todo o mundo", afirmou o diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer. "Juntos vamos criar o futuro das comunicações em tempo real".

Com a aquisição, a Microsoft pretende integrar os recursos de comunicação de voz e vídeo em tempo real em seus produtos, como Xbox, Kinect, Windows Phone, Outlook, Xbox Live e outros.

A Microsoft disse, em um comunicado, que vai continuar a investir e desenvolver clientes do Skype para outras plataformas.

No final do ano passado, o Skype informou ter 663 milhões de usuários. Em 2009, quando tinha 521 milhões de cadastrados, o faturamento da empresa foi estimado em US$ 185 milhões.

Fundado em 2003, o Skype foi comprado pelo eBay em 2005 e adquirida pelo grupo de investimentos Silver Lake em novembro de 2009.

Com o anúncio, a Microsoft deixa para trás Facebook e Google, que segundo informações da imprensa estariam negociando a compra do Skype.