O Android já ultrapassou o iOS, plataforma do iPhone, na participação mundial do mercado de semartphones, segundo dados da Gartner para o 3T10.

No relatório, divulgado nesta quarta-feira, 10, o sistema operacional móvel do Google aparece com 25,5% de mercado.

Há um ano, destaca a consultoria, o Android tinha 3,5%.

Symbian segue na liderança com 36,6% de mercado. Apesar da vantagem, o sistema teve uma queda de oito pontos percentuais na comparação anual.

Conforme o relatório, a venda de smartphones durante o terceiro trimestre (Q3) deste ano quase duplicou em relação a 2009, impulsionada, principalmente, pelo crescimento do sistema operacional móvel Android.

A Gartner também destacou o desempenho do iPhone, da Apple, que também apresentou ótimo desempenho - com 16,7% de mercado.

Para a vice-presidente da Gartner, Carolina Milanesi, a diferença entre as duas principais plataformas móveis tende a diminuir cada vez mais durante as compras de final de ano.

Como a Research In Motion (RIM) não conseguiu acompanhar o ritmo dos concorrentes, sua linha BlackBerry caiu para o quarto lugar, com 11,9 milhões de unidades, diante dos 8,5 milhões de 2009. Em quinto lugar ficou o Windows Mobile, da Microsoft, que obteve 2,8% do mercado.

Mundialmente, a venda global de telefones, não apenas smartphones, totalizou 417 milhões no terceiro trimestre, um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2009, indicou a Gartner.

As cinco principais fabricantes foram: Nokia, Samsung, LG, Apple e RIM.