Thomas Pointner

Popularizar o consumo de vinho e manter as vinícolas em pé de igualdade durante a decisão de compra. Este é o objetivo do Adega24, aplicativo para iPhone lançado na segunda-feira, 10, em Porto Alegre, pelo enólogo austríaco Thomas Pointner.

Desenvolvido pelo portal Adega24 em parceria com a Natelio, companhia suíça especializada em aplicações móveis, o aplicativo disponibiliza informações sobre vinhos nacionais e internacionais e as vinícolas que os produzem.

"Temos cerca de 100 horas investidas no desenvolvimento do aplicativo, o que implicou investimento em torno de R$ 195 mil. Esperamos o retorno deste investimento nos próximos seis meses", declara Thomas.

A primeira versão, batizada de Weingüter, foi lançada na Alemanha e ultrapassou os 37 mil downloads. A versão em português pretende ultrapassar esta marca, segundo o enólogo que também é idealizador e CTO da Adega24.  
 
O modelo de negócios baseia-se na parceria com as vinícolas cadastradas que pagam R$ 2 mil para constarem no aplicativo e podem atualizar as informações sem qualquer custo adicional sempre que necessário. Atualmente, no banco de dados do aplicativo alemão já existem 500 vinícolas internacionais cadastradas.

“É importante para dar visibilidade internacional, juntamente com renomados rótulos mundiais, bem como atrair compradores externos para o produto brasileiro”, afirma o CTO, que é casado com uma porto-alegrense e, por conta disso, hoje reside na capital gaúcha.

Assim, segundo ele, a presença de vinícolas brasileiras nesta plataforma demonstra inovação, competência tecnológica e serviço de primeira classe ao cliente nacional e internacional.

Até o final de 2010, além do alemão e do português, o aplicativo será oferecido também em inglês e espanhol. O lançamento está disponível no iTunes, gratuitamente.