A fabricante de equipamentos de telecomunicações ZTE foi a segunda empresa chinesa a anunciar investimentos no Brasil esta semana.
A companhia oficializou na segunda-feira, 11, uma parceria com a prefeitura de Hortolândia para construção de uma fábrica na cidade.
Durante o "Seminário Empresarial Brasil-China: para além da complementaridade", realizado no país asiático, o investimento foi anunciado na presença da presidente Dilma Rousseff e do presidente da China, Hu Jintao, em um ato solene que marcou a assinatura de acordos bilaterais com empresas de ambas as nações.
A cerimônia também incluiu a Huawey, fabricante de equipamentos de tecnologia sem fio que prometeu destinar US$ 350 milhões à construção de um centro de pesquisas em Campinas, conforme matéria publicada no Baguete Diário que pode ser lida na íntegra pelo link relacionado abaixo.
No caso da ZTE, o valor do investimento não foi divulgado.
O presidente da subsidiária brasileira da empresa, Yuan Lie, entretanto, informou que a nova unidade será responsável por atender toda a América do Sul, consolidando o Brasil como o centro de operações da companhia para a região.