A Hitachi Data Systems Corporation, subsidiária integral da Hitachi, anunciou a aquisição da BlueArc Corporation – empresa líder em armazenamento de rede escalável e de alto desempenho.

Há cinco anos, as empresas já eram parceiras em OEM (Produção de Equipamento Original).

O valor da operação não foi revelado

Juntas,  Hitachi Data Systems e a BlueArc prometem aos clientes uma combinação do suporte da Hitachi, aliadas a um armazenamento conectado à rede (NAS, ou network attached storage) inovador, de alta escalabilidade e desempenho oferecido pela BlueArc.  

A Hitachi Data Systems completou a aquisição de todas as ações restantes da BlueArc numa operação realizada inteiramente em dinheiro.

A Wells Fargo Securities foi a consultora financeira exclusiva da Hitachi Data Systems.

No caso da BlueArc, a transação teve o BofA Merrill Lynch como consultor financeiro, e o Credit Suisse como co-consultor.

Com a aquisição, a Hitachi Data Systems toma uma medida para atender ao mercado que apresenta crescimento mais rápido no que diz respeito a armazenamento.

Segundo a IDC, até 2014 mais de 83% da capacidade do sistema de armazenamento das empresas será enviado para dados baseados em arquivos, levando à taxa composta de crescimento anual (CAGR) do armazenamento de arquivos a 2,5 vezes a CAGR da capacidade de armazenamento em bloco.

Além disso, a HDS dá prosseguimento à estratégia de transformar data centers tradicionais em centros de informação.