A Oracle anuncia os novos servidores Netra SPARC T-Series, baseados no processador Sparc T4, que, segundo a fabricante, é o primeiro criado para atender às demandas e cargas de trabalho de aplicativos na infraestrutura de redes de comunicações.

Os novos servidores têm Oracle Solaris 11, sistema operacional para cloud computing, e são adequados para redes de telecomunicações 4G.

Conforme a Oracle, a nova linha Netra oferece desempenho em thread único até cinco vezes superior ao da geração anterior.

“No Oracle Communications ASAP, usado pelos maiores provedores de serviços de comunicações do mundo para ativar vários serviços, o Netra Sparc T4-2 apresentou desempenho quase duas vezes melhor ao da geração anterior, com cada processador proporcionando performance até sete vezes superior a do Intel Itanium de 1,7 GHz em um servidor HP”, afirma comunicado da Oracle.

Ainda segundo a divulgação, o novo servidor bateu também o recorde mundial no benchmark SPECjvm2008.

A nova linha também traz recursos de aceleração criptográfica on-chip, bem como o Oracle VM Server para Sparc e o Oracle Enterprise Manager Ops Center, sem custo adicional de suporte aos sistemas.

“O Oracle Solaris 11 foi projetado para oferecer gestão do ciclo de vida em escala de nuvem, com ambientes de inicialização à prova de falhas, reversões seguras, atualizações quatro vezes mais ágeis e reinicializações de sistema 2,5 vezes mais rápidas”, garante a fabricante.

Ainda conforme a Oracle, os sistemas Solaris 11 Zones são também 15 vezes mais eficientes que o VMware, para projetos de virtualização.

Os novos servidores já estão disponíveis no mercado. Os preços não foram divulgados.