http://www.flickr.com/photos/nestorgalina/1163020351/

Tamanho da fonte: -A+A

A paulista Arycom, especializada em serviços de comunicação via satélite, fechou uma parceria com a norueguesa Marlink.

 
Com investimentos previstos de R$ 3 milhões, o acordo visa atender o setor de offshore, principalmente embarcações que dão suporte às plataformas de extração de petróleo da Petrobras.
 
Até agora, a Arycom trabalhava só com o sistema Fleet Broadband (FBB), da Inmarsat, consiste em serviço de comunicação marítima de voz e dados, com velocidade de até 432 Kbps.
 
O acordo vai permitir à Arycom oferecer soluções de banda larga satelitais Very Small Aperture Terminal (VSAT), em Banda C e Banda Ku, com velocidades disponíveis na casa dos Mbps, com um custo mensal fixo independente do volume de dados trafegado.
 
O projeto é que as embarcações usem o VSAT como link principal de internet e o FBB, como link de backup.
 
“A Petrobras é nosso principal cliente no setor e já utiliza o FBB da Arycom nas embarcações que suportam suas plataformas de petróleo. Com a nova parceria, a Arycom vai fornecer soluções complementares às já instaladas”, explica o CEO da Arycom, Svante Hjorth.
 
Hjorth é sueco e foi o responsável pela abertura das operações comerciais da  Inmarsat na América Latina em 2001.
 
Além da Petrobrás, a Arycom atende a clientes como Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Ministério da Defesa.
 
Novo escritório no Rio de Janeiro
Para atender ao mercado de offshore, concentrado principalmente no Rio de Janeiro, a Arycom anuncia também a abertura de um escritório na cidade, para garantir recursos humanos e estruturais para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. 
 
A Arycom vai dar suporte local com engenheiros de campo, dispondo também de sobressalentes e equipamentos para novas instalações, tanto de FBB como de VSAT. A partir de sua sede em São Paulo, a Arycom continuará a atender as operações na cidade de Santos, no litoral paulista.