A IBM Brasil apresenta uma nova solução para o mercado de telefonia móvel. A ferramenta é capaz de integrar um meio de comunicação local – Bluetooth - às redes das operadoras, garante a fabricante.
 
Funciona assim: um usuário de celular com Bluetooth ativado recebe uma mensagem por meio dessa tecnologia, solicitando sua aceitação para recebimento de novas mensagens, conteúdos ou promoções.

Ao aceitar, a informação é enviada a um sistema de gerenciamento e controle que dá continuidade à interação por meio da operadora.

Com isso, uma ação que a princípio poderia acontecer apenas na área de abrangência do Bluetooth tem continuidade, independentemente do deslocamento realizado pelo cliente.  
 
Assim, é possível, por exemplo, que um cliente receba uma mensagem promocional via Bluetooth na saída do cinema, por exemplo, a aceite e continue a receber informações ou promoções sobre o filme que acabou de assistir mesmo que esteja no carro, em casa ou em um restaurante.

“Com esta solução, as operadoras ampliam seu portfólio de mobile marketing, oferecendo os serviços a outras empresas que tenham interesse em interagir com um público específico”, explica Roberto Atayde, executivo do IBM Solutions Center para a Indústria de Comunicações na América Latina.

Brasil na ponta
Ainda segundo ele, o IBM Solutions Center de São Paulo (ISC) foi determinante para o desenvolvimento da nova aplicação.

“A infraestrutura física do ISC e sua rede global de Centros IBM em todo o mundo facilitaram a execução e os testes da solução”, finaliza Atayde.