O Banco Rendimento, que atua no setor de middle market e de câmbio atacado, decidiu substituir sua rede de telefonia TDM por VoIP.

Em um projeto com investimento de R$ 230 mil, a instituição já trocou 800 ramais por IP, mas a meta é chegar ao fim do ano com todos os 40 pontos de atendimento dotados da tecnologia.

O projeto contempla a plataforma de comunicações MX ONE, da canadense Aastra, que integra voz, dados, vídeo, aplicações, comunicação móvel e fixa, tudo em rede única.
Implementada pela Damovo, a iniciativa começou pela matriz do banco, ainda em 2009.

“Com a nova infraestrutura, em caso de mudança ou abertura de uma nova loja, podemos deslocar departamentos inteiros e ampliar a capacidade telefônica sem a necessidade de alterar o sistema existente, fiação, estrutura física e rotina de trabalho’’, comemora Gilberto Rodrigues, diretor de TI do banco.

O executivo também ressalta a redução de custos com manutenção e eliminação de gastos com as ligações entre a matriz e as filiais trazidas pelo VoIP.

“Tínhamos muitos problemas de indisponibilidade com o nosso PABX antigo, que exigia um suporte quase que diário e, consequentemente, alto custo com manutenção”, afirma Rodrigues. “Sem contar que as deficiências da nossa rede de telefonia prejudicavam os processos de negócios e o atendimento aos clientes”, completa.

A nova solução também permite que os funcionários transitem livremente entre as filiais, usando qualquer posição de trabalho com acesso a todas as suas programações de perfil telefônico, já que o VoIP depende apenas do endereço de rede do colaborador.

“Essa mobilidade, mesmo durante um evento não programado ou uma falha no sistema central, garante a continuidade dos negócios sem interromper as operações, uma vez que os perfis dos usuários são duplicados em um sistema secundário, que pode ser acessado de qualquer local”, destaca o diretor de TI do Rendimento.

O banco também aposta em uma solução da Aastra para atendimento ao cliente.

Trata-se do Aastra Solidus eCare, solução de contact center multimídia para tráfego de entrada e saída de chamadas.

Conforme Rodrigues, o destaque da solução é uma funcionalidade de roteamento baseada em habilidades (Skills Based Routing) para todos os tipos de mídia.

“Em um só produto, temos gravador de chamadas, IVR/URA e gerenciador de campanhas de telemarketing (out bound)”, finaliza Rodrigues.