A MMA (Mobile Marketing Association) acaba de criar o Comitê de Análise de Mobilidade.

O comitê, que será dirigido conjuntamente por Doug Busk, presidente de Estratégia de Mobilidade para a Marca – Conexões Globais da The Coca-Cola Company, e Michael Ricci, VP de Mobilidade da Webtrends, vai definir padrões e metodologias de medição para orientar a análise da mobilidade e sua evolução.

“É enorme a oportunidade oferecida a empresas e marcas através de programas de SMS, sites móveis e aplicativos.  Mesmo assim, não há métricas e padrões claros de medição que possam nortear os esforços de marketing empenhados", afirma o comunicado de divulgação do novo órgão.

Tais informações, segundo o mesmo material, são peças-chave para auxiliar as marcas no desenvolvimento de estratégias de mobilidade com foco no ROI e orientá-las na evolução da experiência do usuário em sites móveis e com aplicativos.

Além disso, conforme Michael Becker, Diretor Geral da Mobile Marketing Association, metodologias de medição padronizadas e diretrizes de análise são fundamentais para que a adoção do canal móvel progrida em todo o mundo.

Segundo o gestor, o novo comitê também objetiva a criação de definições e diretrizes para a coleta de dados.
“Isso fomentará o crescimento do marketing e da publicidade no canal móvel”, destaca Becker.

Além da direção já citada, o comitê reúne, ainda, outros membros da Associação, representantes de marcas e prestadoras de serviços de análise da mobilidade.

O grupo inclui: Barbara Williams, líder global de práticas de Marketing Móvel da Microsoft; Jeff Torgerson, gerente sênior de Produto Mobile Microsoft.com, Paul Strupp, gerente sênior de Produto de Análise da RIM; Chris Wayman, VP & GM de Mobilidade da Merkle e Eric Rickson, diretor de Análise da Mobilidade da Webtrends.
 
“Para que o marketing móvel continue em sua explosiva ascensão, precisamos começar a enfatizar, coletivamente como indústria, a importância da medição no canal de mobilidade”, afirma Ricci. “As marcas, com todo o direito, esperam poder avaliar, suas campanhas de mobilidade e determinar o ROI, e estão frustradas com a falta de metodologias coerentes para tanto”, completa.
 
Conforme o executivo, o comitê vai avaliar, ainda, como a informação tratada em campanhas móbile é usada pelo consumidor, além de definir mecanismos de opt out para que usuários finais possam controlar seus dados.

A Mobile Marketing Association (MMA) é uma organização sem fins lucrativos que representa todos os participantes da cadeia de valor do marketing móvel, com mais de 700 companhias participantes.

A entidade atua em ações de disseminação, mensuração, guia e proteção da indústria de marketing móvel em todo mundo.

Com sede nos EUA, a MMA tem diretorias regionais para a América do Norte, Europa, Oriente Médio e África (Emea), América Latina e Ásia Pacífico.