A Juniper Networks anuncia sua solução de acesso universal para suporte, por provedores de serviços, a chamadas e transações em ambientes móveis.

Com as redes residenciais, corporativas e móveis tradicionais atreladas a pontos de acesso distintos, a solução permite a convergência no provimento de serviços, sem que os assinantes precisem investir em manutenção e atualização da infraestrutura da rede.

Os novos roteadores compõem a linha Juniper ACX e, segundo a fabricante, têm taxa de transferência até três vezes superior a de seus concorrentes, criando uma plataforma fim a fim para a oferta de serviços que permite a expansão de acordo com mudanças do tráfego de rede.

Com throughput mais alto, 60 Gbps, os novos roteadores também têm adaptações para futuros requisitos de redes móveis e necessidades de

banda, com migração garantida de 2G para 3G e 4G/LTE

Além disso, apresentam menor latência transacional, o que assegura suporte para um maior número de chamadas com menor taxa de chamadas perdidas e maior eficiência em dados transportados, com corte de retransmissões.

O gabinete tem refrigeração passiva, sem utilização de partes móveis.

A solução completa de borda e acesso universal também vem com sistema operacional da Juniper, o Junos, com análise e gerenciamento da rede através do Junos Space.

Segundo a fabricante, isso reduz custos com gerenciamento e agiliza a identificação e resolução de possíveis problemas.

O sistema de gerenciamento é aberto e tem capacidade de programação por SDK, para ampliar a interoperacionalidade com fabricantes de rádio.

Ferramentas para análise e controle da rede complementam a linha, que já conta com clientes como Nokia Siemens, Rostelecom Volga e Alaska Communications.

Os roteadores de acesso universal série ACX da Juniper estarão disponíveis para venda a partir do segundo trimestre de 2012.