A HTC anunciou Fabio Castanheira como gerente geral da companhia no Brasil.

O executivo foi o general manager da Kyocera Wireless Corp no país durante três anos.

Castanheira também foi diretor executivo de marketing da Nextel Telecomunicações, diretor executivo da Brightstar e gerente de planejamento estratégico e controle orçamentário da Telesp Celular (Vivo).

Banco Real, Credibanco e Diamond Cluster International completam o currículo de Castanheira.

À frente da HTC, Castanheira tem entre suas responsabilidades a expansão do quadro de colaboradores no escritório brasileiro e a orientação dos negócios para que a empresa volte a fabricar no país.

Além disso, o executivo também prepara a expansão do portfólio da HTC para 2012, incluindo smartphones com os sistemas operacionais Android e Windows Phone 7.5.

“Minhas metas de crescimento no Brasil são agressivas, aproveitando a expansão do mercado de smartphones localmente”, afirma Fabio Castanheira.

Entre agosto de 2010 e agosto de 2011, a parcela de smartphones no mercado cresceu 165%, passando de 2,7% do total de aparelhos móveis entre os brasileiros, para 5,8%. No terceiro trimestre desse ano, a HTC foi a empresa que mais vendeu smartphones nos Estados Unidos.

Fabio Castanheira é graduado em Administração de Empresas pela FAAP – Fundação Álvares Penteado, em São Paulo, e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas.