A Sybase, fornecedora de software e serviços voltados ao gerenciamento, análise e disponibilidade das informações no ambiente móvel, e a Orange Business Services, focada em integração de soluções de comunicação, firmaram uma parceira para oferta conjunta de serviço de gerenciamento de dispositivos e controle de ativos móveis corporativos.

O serviço está disponível para as redes de qualquer operadora do mundo.

O serviço permite às empresas consolidar ativos móveis globais (dispositivos e cartões SIM), implementar políticas de segurança móvel, controlar despesas com comunicações sem fio, tudo a partir de sistemas hospedados na rede da Orange.

“A nossa abordagem no gerenciamento de dispositivos móveis, pronta para uso na nuvem, garante retorno sobre o investimento, evita grandes investimentos de capital, e assegura um baixo custo unitário por usuário com a plataforma compartilhada entre vários clientes”, garante Caroline Comet-Fraigneau, chefe da Unidade de Mobilidade Empresarial da Orange.

Conforme um estudo da IDC, em agosto de 2009, 40% das organizações planejavam a implementação de uma solução SaaS móvel nos próximos 12-18 meses. É neste mercado que a parceria Orange/Symantec aposta.
 
“O modelo de serviço gerenciado é uma maneira prática de atender às necessidades de um mercado móvel corporativo em franco crescimento,” diz Stephen Drake, VP do Programa para Mobilidade & Telecom da IDC. “Aproveitando a solução de mobilidade da Sybase, a Orange pode oferecer gerenciamento de dispositivos centralizado para superar as complexidades de uma crescente força de trabalho móvel, que depende da informação”, acrescenta.

Na prática, a Orange vai usar a plataforma da Sybase para suportar um serviço que oferece inventário de dispositivos, configurações corporativas, atualizações e distribuição, gerenciamento de aplicativos, controle de e-mail, monitoramento da experiência do usuário final.

Segurança móvel, com aplicação de códigos de acesso, estabelecimento de políticas de “travar/apagar”, criptografia, firewall e antivírus, também está inclusa na oferta.