Sentimento dos desenvolvedores é de que os apps móveis ultrapassarão demanda de outras aplicações

Pesquisa realizada pela IBM, através da comunidade online developerWorks aponta que os profissionais de TI apostam no aumento da demanda de computação móvel para 2015.

Foram 900 entrevistados para o estudo Tendências em Tecnologia IBM 2010.

Segundo a pesquisa, quase dois terços dos profissionais de TI entrevistados acreditam que os aplicativos móveis para dispositivos como iPhone e Android, e até mesmo tablets como o iPad, ultrapassarão o desenvolvimento de todas as outras plataformas em computação até 2015.

Com a proliferação destes dispositivos móveis, analistas de mercado preveem que as vendas de aplicativos para esses aparelhos devam crescer massivamente ao longo dos próximos três anos.

As estimativas de faturamento são superiores a US$ 6,2 bilhões em 2011, e devem chegar a quase US$ 30 bilhões até 2013.

Também segundo a pesquisa, 80% acreditam que cloud computing ultrapassará a computação tradicional como a principal maneira de adquirir TI nos próximos cinco anos.

Outros 96% dos entrevistados dizem ser importante possuir conhecimento específico sobre as indústrias para as quais trabalham, porém 60% admitem não possuir este conhecimento.

“É indiscutível que o desenvolvedor de TI deve estar antenado às tendências dos próximos anos. Estas tendências estão claras: mobilidade e computação em nuvem”, conta Cézar Taurion, Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil.