Tamanho da fonte: -A+A

O número de acessos à banda larga fixa e móvel no Brasil teve um acréscimo de 51,5% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2010, impulsionado por um salto nas conexões móveis.

Os dados são de pesquisa da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Segundo a entidade, que divulgou o estudo nessa terça-feira, 19, os acessos à banda larga móvel dispararam de 13,7 milhões no primeiro trimestre de 2010 para 24,4 milhões nos três primeiros meses de 2011, um crescimento de 77,7%.

Os acessos em alta velocidade à Internet por redes móveis superaram as conexões de banda larga fixa, que somaram 14 milhões no primeiro trimestre, expansão de 20,5% ante o mesmo período do ano anterior.

Com o crescimento, o Brasil passa a ser o oitavo maior mercado de banda larga móvel e o nono com mais conexões à banda larga fixa, com um total de 38,5 milhões de acessos no período, afirma a Telebrasil, citando consultorias internacionais.

De acordo com a associação, as conexões com velocidade superior a 2 megabits por segundo passaram a responder por 20% dos acessos e contar com o maior ritmo de crescimento, colocando as conexões com menos de 1 Mbps em situação de declínio.