Os usuários do smartphone BlackBerry, da Research In Motion (RIM), na America Latina e Canadá, ficaram sem os serviços da companhia durante a última sexta-feira, 16.

De acordo com o portal Financial Post, o problema afetou o envio e recebimento de mensagens instantâneas do BlackBerry Messenger e de e-mails, decorrente de um apagão parcial nos serviços da RIM.

O incidente afetou usuários da Venezuela, Colômbia, Panamá, Chile, México, Argentina e Canadá. Também foram enviadas notificações do Reino Unido e Egito.

Conforme explica o Financial Post, mesmo com os clientes pedindo informações via Twitter e e-mail, a RIM não fez uma declaração completa sobre a falha e não há indicação de quando o serviço BlackBerry será restaurado para todos os clientes.

Entretanto, a companhia acredita que o problema esteja relacionado ao Networking Operation Center (NOCs), que proporciona um contato direto entre a empresa e o BlackBerry Enterprise Software, instalado por alguns departamentos de TI, para se conectar e executar os dispositivos do smartphone individualmente.

Além disso, a RIM está em queda no mercado de capitais. As ações abriram em baixa de mais de 20% em Toronto e cairam quase 24% em Nova York. Na última quinta-feira, 15, os resultados financeiros do segundo trimeste ficaram abaixo das expectarivas da Wall Street.