Daniel Bichara

A Bichara Tecnologia, que tem centro de P&D em Santa Maria-RS e escritório em São Paulo, firmou uma parceria para fornecer serviços de SMS, MMS e WAP da norte-americana Interop para operadoras de rede móvel virtual (MVNO) no Brasil.

Com o acordo, a meta é que os novos contratos com MVNOs representem, em 2012, 16% do faturamento total da Bichara.

Porém, segundo as expectativas do diretor executivo, Daniel Bichara, é possível que os novos negócios já contribuam para o alcance da meta de crescimento estipulada em 24% para 2011.

“Planejamos assinar dois contratos com MVNOs já nos próximos meses e, talvez, um terceiro ainda este ano”, afirma o diretor.

O acordo permite que a Bichara não só ofereça os serviços às operadoras virtuais, mas também assuma o gerenciamento do tráfego.

“Estamos, atualmente, em negociações avançadas com uma série de MVNOs que pretendem entrar no negócio das telecomunicações brasileiro”, conta Bichara.

O mais rápido do mundo
Para fechar os contratos, ele aposta em diferenciais como a capacidade de 100 mil tentativas de entrega de mensagens por segundo do serviço de SMSC 4 Series, da Interop.

“É o mais rápido do mundo”, garante o diretor.

Outra aposta é o serviço de Multimedia Message Service Center (MMSC) da parceria, que suporta a entrega de mensagens combinando texto, áudio, imagens, vídeo e animação.

Já o Interop WAP Gateway permite aos MVNOs criarem um deck WAP com funções como inclusão de suas logomarcas, ou logos sob medida para os assinantes, com base nos hábitos de navegação dos clientes.

Para todos os gostos
Além do portfólio, os modelos de contratação da Interop também são variados.

“As soluções estão disponíveis em uma variedade de modelos de implantação, incluindo hospedado, remoto, turnkey e turnkey modificado, com serviços gerenciados pela Interop/Bichara”, conta o VP sênior de Vendas e Distribuição Global da norte-americana, Tony Mijares.

MVNO no Brasil: R$ 3,5 bilhões em quatro anos
Segundo ele, o mercado brasileiro de MVNO é um dos mais promissores para a companhia.

Pudera: aprovado pela Anatel em novembro de 2010, o sistema que permite a companhias de diferentes setores oferecerem serviço de telefonia móvel em parceria com operadoras de celular já colocou o Brasil entre um dos países de destaque do setor, com previsão de ter entre 10 e 15 milhões de usuários de MVNOs até 2015, segundo estudo da Europraxis.

Ainda conforme a pesquisa, o mercado desta nova modalidade de negócios responderá, em quatro anos, por um faturamento de até R$ 3,5 bilhões no país.

Além disso, segundo Mijares a parceria com a Bichara amplia o escopo de atuação da Interop.

“Esta aliança cria oportunidades para operadoras de pequeno e médio porte e outras empresas interessadas em criar MVNOs”, finaliza o executivo norte-americano.

De lá
A Interop Technologies oferece soluções sem fio para troca de mensagens, gestão de dispositivos e gateways de conectividade.

A empresa tem sede em Fort Myers, na Flórida, e centro de operações de rede em Dallas, no Texas, além de um escritório em Hong Kong.

Daqui
Já a Bichara Tecnologia está no mercado desde 1998 e oferece tecnologia e soluções para empresas de telecomunicações e prestadores de serviços.

O portfólio inclui media gateways, softswitches, soluções para gestão de faturamento e serviços de portabilidade numérica, além de sinalização SS7.

A companhia também mantém outras unidades de negócio, como a Orange Tecnologia, pela qual mantém parceria com a Motorola Mobility para oferta de triple play a operadoras de TV a cabo.

No total, as empresas do grupo somam uma equipe de 87 colaboradores diretos e cerca de 300 indiretos.

Outra parceira da organização brasileira é a Billion, maior fornecedora de roteadores ADSL para a Telefonica Espanha.

Neste acordo, a Bichara distribui as soluções da companhia na América Latina, com foco no segmento residencial e SOHO.