Tamanho da fonte: -A+A

A Sterling Commerce divulga os resultados de uma pesquisa feita com empresas com foco em estratégias de utilização e avaliação de diversos aplicativos de mobilidade.

O estudo, que ouviu pessoas encarregadas de decisões envolvendo mobilidade de companhias dos EUA, Brasil, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido, dos setores de comunicações e mídia, distribuição e logística, serviços financeiros, bancos, seguros, manufatura e varejo, revelou que a maioria dos entrevistados vê a implantação destes aplicativos como fundamental para o sucesso das corporações a longo prazo.

Realizada pela Forrester Consulting, a pesquisa destaca a implantação do uso de aplicativos móveis além do m-commerce (comércio móvel): entre 86% e 90% dos entrevistados identificaram a maior produtividade e responsividade dos funcionários como os dois principais fatores que determinariam a implantação do uso de aplicativos móveis.

Outros fatores seriam a resolução mais rápida dos problemas de clientes.

Além disso, cerca de 95% dos entrevistados distribuem aparelhos móveis a suas gerências executivas e aos profissionais da área de TI. De 84% a 87% das companhias equipam seus representantes de vendas e pessoal administrativo com aparelhos móveis, enquanto 75% fornecem os equipamentos ao pessoal de campo.

Já de 60% a 65% das empresas distribuem aparelhos móveis a funcionários da cadeia de suprimento com funções de segurança ou atendimento ao cliente.  

Por setores econômicos, a principal aplicação instalada varia:

- 39% das empresas de logística e distribuição instalaram aplicativos para profissionais de serviços e vendas que atuam no campo, além de aplicativos de gestão de frete e transporte.

- 44% das manufatureiras e 35% das instituições financeiras estão implantando aplicativos para seus profissionais de vendas e serviços que atuam no campo.

- 48% das empresas de mídia e comunicações estão instalando aplicativos móveis que rastreiam pedidos de compra, bem como de gestão e atendimento, sendo que 46% ainda utilizam estes recursos para vendas e prestação de serviços no campo.

- 53% das companhias do varejo estão instalando aplicativos de gestão de estoques e logística.

Os resultados completos da pesquisa podem ser consultados no “Forrester Consulting Thought Leadership Paper”, de março de 2010, encomendado pela Sterling Commerce e disponível pelo link abaixo.