O Drimio, rede social com foco no relacionamento de pessoas pela afinidade com a s marcas que consomem, lança um aplicativo gratuito para iPhone.

Batizada de Drimio Shopper, a novidade é focada em facilitar a consulta de informações sobre produtos e o gerenciamento da lista de desejos de compra do usuário, utilizando, para isso, as câmeras dos iPhones (3G, 3GS, 4G) para a leitura do código de barras dos produtos de interesse.

Ao focalizar a imagem, uma busca automática é realizada na base de dados do Drimio e de seus parceiros. Conforme o diretor executivo da rede, Salomão Casas, a leitura do código é possível mesmo por iPhones que ainda não possuem o recurso "Auto Foco" da câmera.

"Outra forma de fazer a busca é pelo nome ou descrição do produto", explica Casas.

Depois da pesquisa, aparecerá na tela do aparelho uma página com todos os detalhes do produto que interessam ao consumidor, além da média de preços baseada em sites de comércio eletrônico, avaliações, ofertas etc.

“Mais que um catálogo virtual, o Drimio Shopper é uma forma divertida e social de compartilhar hábitos de consumo e desejos de compra. O usuário monta a sua lista personalizada de objetos de desejo, classificando-os nas categorias: "Quero Ter" ou "Tenho" e esse acervo interativo poderá ser acessado por outros usuários da rede, amigos e pessoas do círculo social”, detalha o diretor.

A lista do iPhone também pode ser sincronizada com a conta web do Drimio e compartilhada via Twitter e Facebook.

Além disso, o usuário pode consultar os itens mais procurados, fazer recomendações ou pedir a opinião de seus amigos da rede sobre produtos que deseja adquirir.

A ferramenta também é aberta à colaboração dos usuários, que podem adicionar fotos com comentários sobre os produtos.