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A Ticket, especializada no setor de convênios refeição e alimentação, acaba de lançar o Ticket Restaurante Mobile, solução que permite aos usuários do produto Ticket Restaurante Eletrônico fazer o pagamento de suas refeições por meio do celular.

Segundo dados da empresa, a Ticket é a primeira de seu setor em todo o mundo a utilizar um telefone móvel para capturar informações de transações delivery online.

“Essa tecnologia também permitirá que, futuramente, possamos agregar outros serviços aos nossos parceiros”, explica Gustavo Chicarino, diretor de Estratégia, Marketing e Produtos da Ticket.

Atualmente, segundo ele, a ferramenta agrega vantagens para os estabelecimentos credenciados como a eliminação do risco de perda das informações de compra em caso de roubo do aparelho, já que toda a operação acontece de forma online.

“A manutenção dos equipamentos também é simples e com custo reduzido, com a maior parte de eventuais ocorrências podendo ser solucionados remotamente”, destaca Chicarino.

O funcionamento do Ticket Restaurante Mobile é simples: o entregador leva consigo um celular com um aplicativo desenvolvido especialmente para essa função de pagamento. Ao chegar no local de entrega, digita no celular o número do cartão Ticket Restaurante do usuário.

Em seguida, é inserido o valor da compra e solicitado ao usuário que confira o valor, seus dados e do estabelecimento em que a compra está sendo efetuada. Somente após esse processo a senha pessoal é utilizada e o pagamento, concluído.

Além disso, toda a transação é criptografada.

Inicialmente, o serviço está em funcionamento no estado de São Paulo, em algumas unidades de grandes redes, como China in Box e Pizzaria Esperança, entre outras. A expectativa da Ticket é que, até o final do ano, existam 1 mil aparelhos celulares em funcionamento e 500 estabelecimentos credenciados ao Mobile.

A partir do primeiro semestre de 2010, será iniciada a segunda parte do projeto, que prevê a expansão aos outros estados do Brasil.

“Para interagir com nossos usuários, lançaremos também um hotsite específico onde será possível consultar todos os restaurantes cadastrados e indicar outros para o credenciamento”, conclui Chicarino.

O sistema
A camada de apresentação do sistema foi desenvolvida pela Abacomm, que também é a responsável pela gestão e manutenção dos aparelhos e linhas, fornecidos pela Claro.

Já a solução de captura da transação ficou a cargo da Software Express.

A área de TI América Latina da Ticket, que atualmente gerencia a operação em seis países desta região, é responsável pela autorização e processamento das transações por meio de sua plataforma de processamento de transações eletrônicas Watts (Worldwide Accor Services Ticket Transaction System).