Tamanho da fonte: -A+A

A Telefónica vendeu 8% de sua participação na Portugal Telecom, que em breve decidirá em assembleia se aceita ou não a proposta da espanhola de comprar a posição da portuguesa na Vivo, informa a Reuters.

A venda, que deixa a Telefónica com 2% de participação na PT, foi confirmada por um porta voz da operadora espanhola, que afirmou que a empresa já comunicou a negociação à comissão de valores em Portugal.

Conforme fontes citadas pela Reuters, a venda dos 8% da Telefônica foi feita em vários blocos, para outros acionistas da PT.

A negociação ocorre sete dias antes da data marcada para a reunião do grupo português para decidir se vende ou não a Vivo por € 6,5 bilhões para os espanhóis. Conforme o presidente do conselho da Portugal Telecom, é seguro que haverá conflito de interesses caso a Telefónica vote na assembléia, mas que aceitar ou impedir a participação na votação é uma decisão que compete ao presidente da mesa, que ainda não decidiu sobre o assunto.

Analistas ouvidos pela agência de notícias acreditam que a Telefônica será barrada na votação. Com isso, um novo aumento da oferta pela Vivo seria praticamente inevitável.