A Motorola acaba de lançar um novo aparelho de desenvolvimento 100% nacional. Depois do C353, fabricado em 2004, a empresa apresenta o Motopebl U3, criado no Campus Industrial e Tecnológico da multinacional em Jaguariúna-SP.

O celular, que será exportado para toda a América Latina, tem recursos de envio e recebimento de mensagens de texto, multimídia e e-mail (POP3), câmera digital com zoom de 4x, função de captura vídeos e tecnologia Push-to-Talk Over Cellular (PoC). A agenda permite o cadastro de até 1 mil contatos. O U3 chega às lojas no fim de julho, ao preço estimado de R$ 449.

Responsabilidade ambiental
A Motorola também anuncia a implantação de seu programa de preservação ambiental, o Ecomoto, na América Latina. O projeto prevê a distribuição, pelos pontos de atendimento autorizados da empresa, de urnas para que os clientes depositem aparelhos antigos, rádios bidirecionais, carregadores, fios, baterias e fones de ouvido, entre outros acessórios cuja vida útil já tenha terminado. Depois de coletados, os resíduos são classificados e alguns deles, como cobre, ouro, bronze e ferro, são reciclados e reutilizados.

Celular gaúcho
A Teikon Tecnologia Industrial é a primeira empresa a fabricar, em parceria com a Venko, celulares no Rio Grande do Sul. A companhia tem matriz em Porto Alegre e unidades fabris em São José dos Pinhais-PR e Manaus.

A empresa gaúcha é especializada em manufaturar produtos eletrônicos para diversas aplicações, atuando nos mercados de informática, telecom e bens de capital. Atualmente, a companhia emprega cerca de 520 funcionários.