A TIM Brasil adotou uma série de produtos da Amdocs para dar base ao projeto de transformação “B/OSS”, que suportará a rede de próxima geração da operadora.

A companhia adquiriu as soluções Amdocs Customer Experience System (CES) 8, que incluem gestão de pedidos, de serviços, de recursos e catálogo de produtos empresarial (Enterprise Product Catalog).

A solução da Amdocs estabelece uma ponte entre BSS e OSS, unificando o processo de pedidos dos clientes, procedimentos de provisionamento e ativação através de múltiplos canais e nas diversas linhas de negócio.

“Essas soluções permitirão que consolidemos dois ambientes operacionais diferentes, resultantes da compra da Intelig, em uma única plataforma”, afirma Luigi Cardone, diretor de Tecnologia da TIM Brasil.

Com isso, segundo o diretor, a operadora vai garantir suporte ao processo completo de pedido até a ativação (Order-to-Activation) dos clientes, com visibilidade de todos os serviços e recursos de rede.

Além disso, o sistema da Amdocs proverá um repositório centralizado de informações de produtos para todos os serviços da TIM Brasil, além de funções de planejamento de rede para otimizar a utilização do network nacional.

“Simplificando e consolidando nossa plataforma, por meio do B/OSS, seremos capazes de reduzir custos operacionais e apoiar a transição para uma rede de última geração, que poderá lidar com um volume maior de tráfego de dados", finaliza Cardone.

A Amdocs é especializada em software e serviços para operadoras de telecomunicações e provedores de conteúdo.

A companhia atua em mais de 60 países, com uma equipe de mais de 19 mil colaboradores e receita global na casa dos US$ 3 bilhões no ano fiscal de 2010.