A Samsung Electronics expande sua oferta de smartphones para modelos mais baratos. De acordo com um porta-voz da Samsung, os modelos devem ficar na faixa dos US$ 200.

Quatro novos modelos da linha Galaxy foram revelados nessa quarta-feira, 24, numa estratégia de crescimento nos mercados emergentes.

Com o ingresso entre modelos de preços baixos, a empresa coreana abre concorrência contra a chinesas como a ZTE e a Huawei Technologies, além de uma legião de produtores sem marca que colocam milhares de aparelhos no mercado para atender aos consumidores de economias em desenvolvimento.

Segundo a agência Reuters, a decisão também sinaliza uma intensificação da batalha com a Apple, maior concorrente e cliente da Samsung, já que a companhia norte-americana prepara o lançamento de uma versão de custo mais baixo do iPhone 4, sem contar o aguardado iPhone 5, de acordo com fontes.

“É uma tendência inevitável mas, ao mesmo tempo, reduzirá as margens no extremo mais barato do mercado,” disse Lee Seung-woo, analista da Shinyoung Securities.

A Reuters destaca que Apple e Samsung estão travam uma batalha ferrenha de patentes nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, na disputa pela liderança no mercado de smartphones.