Um novo ranking global de velocidade de banda larga, divulgado na terça-feira, 25, põe o Brasil em 68.º lugar, com velocidade média de download de 3,4 Mbps, atrás de países como Casaquistão e Gana, que ocupam a 62º e 44º posições.

Elaborado pela Ookla, empresa responsável pelo teste online Speedtest, o Net Index classifica os países de acordo com os testes de velocidade feitos por usuários domésticos de banda larga.

O ranking do Net Index é liderado pela Coreia do Sul, onde os internautas têm velocidade média de download de 34,19 Mbps. Em seguida vêm Letônia (24,30 Mbps), Moldávia (21,55 Mbps), Japão (20,35 Mbps) e Suécia (19,81 Mbps), segundo informações da IDG Now!.

A metodologia da empresa exclui conexões que indiquem ser de uso corporativo, e deixa de fora países cuja amostra de testes ficou abaixo de 75 mil IPs únicos. Além disso, 90% dos testes foram feitos com base em conexões cabeadas, que é o alvo do Net Index, explica a Ookla. Sessões de internet móvel são filtradas com base no nome do provedor de acesso.

No início de maio o governo brasileiro divulgou as diretrizes do PNBL - Plano Nacional de Banda Larga que considerou banda larga como sendo qualquer conexão igual ou superior a 512 Kbps.